segunda-feira, 22 de agosto de 2016

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - Nível Individual


COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - Nível Individual


          Hoje em dia com o mundo globalizado as empresas sofrem constantes mudanças para acompanhar o cenário econômico. Ela é composta por várias pessoas com personalidade, costumes e valores diferentes que possuem objetivos distintos e com isso absorvem problemas e se sentem motivados de forma única e subjetiva.

            O capital intelectual das empresas passou a ser um diferencial de competitividade, tornando-se de suma importância para o alcance dos objetivos empresariais. Destarte se fez necessário dar mais enfase no comportamento organizacional, com o intuito de deixar um ambiente de trabalho harmonioso e eficiente.
  
             Assim o Comportamento Organizacional é definido como uma área do conhecimento humano importante para o entendimento do funcionamento das organizações, focando nos estudos das ações e atitudes humanas com a intenção de obter produtividade, diminuir o absenteísmo e a rotatividade.

                     Para Chiavenato (2003) , há três níveis diferentes de comportamento nas organizações que podem ser explorados: a macroperspectiva do comportamento organizacional que discute o comportamento do sistema organizacional como totalidade; a perspectiva intermediária do comportamento organizacional no qual aborda o comportamento de grupos e equipes na empresa; e o microperspectiva do comportamento organizacional que trata do comportamento individual de cada colaborador ao trabalhar sozinho na corporação. Nessa ultima microperspectiva, possui uma fonte de orientação psicológica por focar as diferenças particulares e de personalidade, percepção e atribuição, motivação e satisfação no trabalho. 

               Essas  questões levantadas variam de indivíduo para indivíduo de acordo com seus valores e costumes, por isso interferem diretamente na forma de trabalhar de cada pessoa tornando uns mais motivados quando se comparado a outros influenciando diretamente nos resultados da organização.

                 Nesse sentido o Comportamento Organizacional é considerado uma ferramenta importante para compreender as situações de trabalho e as relações que se estabelecem na empresa entre seus colaboradores, auxiliando na solução de problemas e ajudando na criação de ambientes saudáveis proporcionando relacionamentos satisfatórios entre colegas e equipes.




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