Ao analisarmos uma imagem anteriormente postada sobre as inter-relações que ocorrem entre os níveis individual, grupal e organizacional e isolarmos apenas o "Nível Individual", podemos perceber que algumas variáveis, tais como: personalidade, aprendizagem, percepção, valores, crenças, entre outros, atuam diretamente sobre os indivíduos que fazem parte de determinada organização.
Hoje iremos abordar um pouco sobre o conceito de "Personalidade", entender o significado desta variável e sua influência sobre o nível individual.
Podemos entender "Personalidade" como sendo a formação psicológica de um indivíduo, formação esta que possui influência na forma como o indivíduo reage ao ambiente no qual está inserido. Em outras palavras, é o conjunto de características psicológicas que exercem influência sobre a forma de agir, pensar e sentir do indivíduo.
A pergunta: "Qual o meu tipo de personalidade?" é muito comum entre os indivíduos, dessa forma, vários testes de personalidade são encontrados na internet e podem ser feitos de forma rápida e gratuita. Carl Gustav Jung, conhecido por ser o criador da Teoria dos Tipos de Personalidade, foi responsável por influenciar as norte-americanas Katherine Briggs e Isabel Myers a desenvolver um dos indicadores de personalidade mais conhecidos no mundo todo, o Myers-Briggs Type Indicator® (MBTI®).
O vídeo abaixo exemplifica a Teoria dos Tipos de Personalidade de Carl Gustav Jung e também as contribuições de Isabel Myers para o modelo:
Caso você esteja interessado em fazer o teste "16Personalities", basta clicar no link abaixo. E então? Qual o seu tipo de personalidade?
Excelente publicação! A personalidade é extremamente relevante no nível individual, pois através dela é possível diferenciar os indivíduos dentro do grupo e também estudando ela, como a publicação traz, conseguimos ver suas influências no grupo. Fiz o teste e é realmente bem preciso, sempre buscamos coisas do tipo para nos ajuda a nos conhecer.
ResponderExcluirO estudo da personalidade é fundamental para um administrador, principalmente para quem trabalha na área de recursos humanos. Porque, por exemplo, em um processo de seleção, o recrutador deve observar os candidatos que possuem traços de personalidade que melhor adequam ao cargo em disputa.
ResponderExcluir