domingo, 16 de outubro de 2016

Nível Individual – Emoções


Hoje abordaremos o tema emoções, buscando compreender de que forma acontece sua influência sobre o comportamento dos indivíduos dentro da organização.  Uma razão para o aumento de pesquisas sobre este tema deve-se ao impacto negativo do estresse ocupacional na saúde e no bem-estar dos empregados e, conseqüentemente, no funcionamento e na efetividade das organizações. Na economia, o impacto negativo dessa variável tem sido estimado com base na suposição e nos achados de que trabalhadores estressados diminuem seu desempenho e aumentam os custos das organizações com problemas de saúde, com o aumento do absenteísmo, da rotatividade e do número de acidentes no local de trabalho (Jex, 1998). 

As emoções são “sentimentos intensos direcionados a alguém ou alguma coisa”. Para uma melhor compreensão, podemos separar as emoções em sentidas e demonstradas. As sentidas são aquelas genuínas para o individuo. Já as demonstradas são as requeridas pela empresa e consideradas adequadas para um determinado cargo. Elas não são inatas, e sim aprendidas. Todos os trabalhadores despendem esforço físico e mental quando colocam o corpo e a mente na realização de suas tarefas, sendo que em muitos trabalhos é necessário o esforço emocional, quando um funcionário expressa emoções desejáveis pela organização durante suas atividades. O desafio se torna maior quando é exigido que os funcionários projetem uma emoção enquanto na verdade estão sentindo outra, criando uma dissonância emocional, gerando uma forte carga sobre esses funcionários. Se não trabalhados, sentimentos reprimidos como frustração, raiva e ressentimento podem levar a serias crises emocionais.






Existe uma variedade de emoções, sendo aquelas positivas, que expressam uma influência favorável de sentimento, e aquelas negativas que expressam o oposto. Segundo pesquisas, as emoções negativas parecem ter impacto ainda mais acentuado sobre as pessoas. Estudos também já identificaram seis emoções universais, que são elas: raiva, medo, tristeza, felicidade, desagrado e surpresa, sendo que as outras emoções podem ser agrupadas dentro de uma dessas categorias. Além da variedade, outro fator importante é a intensidade. As pessoas dão respostas diferentes a estímulo emocionais idênticos, que pode ser atribuído a personalidade, gênero do individuo (mulheres, por exemplo, tendem a ter maior expressão emocional), ou mais uma vez, como uma exigência do trabalho.

Todas as organizações definem e identificam quais emoções são aceitáveis e em que grau elas podem ser demonstradas. É preciso compreender que as emoções são dificilmente controladas, e é um erro ignorar os elementos emocionais do comportamento organizacional.  Também é possível concluir que as emoções afetam o no trabalho, tanto negativa ou positivamente. É necessário que se trabalhe de forma que as emoções possam alavancar a vontade, agindo assim como motivadoras para um melhor desempenho. Dessa maneira, a capacidade de se administrar as emoções pode ser fator-chave para o sucesso!


Jex, S. M. (1998). Stress and job performance. Londres: Sage.



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