Dando continuidade nas nossas postagens, falaremos agora sobre os valores e como isso pode ser importante nas organizações.
De acordo com Rokeach, citado em Robbins, Valores representam convicções básicas de que "um modo específico de conduta é pessoal ou socialmente preferível a um modo de conduta contrário". Os valores se manifestam a partir das crenças do que é verdadeiro para alguém ou não.
Os valores orientam o indivíduo naquilo que ele percebe ser certo, bom ou desejável. Durante a infância e juventude do indivíduo é formado o sistema de valores, que são influenciados pela cultura, imposições familiares, professores e amigos que ele está inserido. Tal sistema tende a ser estável e duradouro, sendo pouco provável obter alterações significativas com esforço gerencial.
Existem dois tipos de valores, os terminais e instrumentais. Os primeiros representam as metas pretendidas pelo indivíduo, enquanto os segundos indicam as atitudes a serem adotadas para atingir suas metas. Como exemplo podemos citar a ambição de um individuo em ter uma vida confortável, ou seja, este seria o valor terminal e para que isso fosse alcançado a ambição seria o meio utilizado pelo individuo para alcança-lá, sendo aquele o valor instrumental.
Os valores possuem grande importância para o comportamento organizacional pois influenciam a percepção dos indivíduos que fazem parte da organização, moldando assim suas atitudes e seu comportamento que já são pré determinados e possuindo graus de importância de acordo com a percepção e absorção de cada um. Assim, de acordo com essas intensidades podem esporadicamente comprometer a racionalidade e a objetividade.
Seguem três vídeos que retratam sobre valores que são importantes tanto nas organizações quanto para os indiviíduos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário