segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Recapitulando...


Ao percorrermos um caminho através das diversas postagens feitas pelos membros do grupo, podemos perceber a abordagem de assuntos que são muito comuns quando o assunto é o comportamento organizacional.

É necessário, primeiramente, trazermos à tona o conceito de comportamento organizacional, que pode ser definido como uma área do conhecimento que objetiva estudar a influência que os indivíduos, os grupos e também a estrutura organizacional exercem sobre o comportamento do indivíduo dentro das organizações.

Ao focarmos nosso estudo no nível individual, nos deparamos com algumas características próprias deste nível. Essas características podem ser visualizadas na figura abaixo:


         Em uma breve recapitulação, retomaremos, de forma breve, o conceito de cada uma das variáveis citadas acima:

1) Personalidade – formação psicológica de um indivíduo, formação esta que possui influência na forma como o indivíduo reage ao ambiente no qual está inserido. Em outras palavras, é o conjunto de características psicológicas que exercem influência sobre a forma de agir, pensar e sentir do indivíduo. 

2) Aprendizagem – a aprendizagem organizacional pode ser definida como a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, convicções e atitudes que acentuem a manutenção, o crescimento e o desenvolvimento da organização (GUNS, 1998, p. 33).

3) Percepção – é a forma como cada indivíduo organiza e interpreta suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao ambiente em que está inserido. A maneira como percebemos o mundo à nossa volta irá influenciar no comportamento que iremos emitir. A percepção consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. 

4) Valoresde acordo com Rokeach, valores representam convicções básicas de que "um modo específico de conduta é pessoal ou socialmente preferível a um modo de conduta contrário". Os valores se manifestam a partir das crenças do que é verdadeiro para alguém ou não.

5) Emoçõessão “sentimentos intensos direcionados a alguém ou alguma coisa”. Todas as organizações definem e identificam quais emoções são aceitáveis e em que grau elas podem ser demonstradas. É preciso compreender que as emoções são dificilmente controladas, e é um erro ignorar os elementos emocionais do comportamento organizacional. 

6) Crençaspode ser entendida como o estado em que um indivíduo detém uma proposição ou premissa para a verdade, ou ainda, uma opinião formada ou convicção. Pode ser entendida também como sendo tudo aquilo em que uma pessoa acredita como sendo verdade. É o que uma pessoa guarda em seu interior como uma verdade absoluta sobre algo específico.

7) Motivação – a palavra motivação vem do latim "motivus", relativo a movimento, coisa móvel. Vemos que a palavra motivação, dada a origem, significa movimento. Quem motiva uma pessoa, isto é, quem lhe causa motivação, provoca nela um novo ânimo, e ela começa a agir em busca de novos horizontes, de novas conquistas. (NAKAMURA et.al, 2005).

Após retomarmos estes conceitos, torna-se claro que o indivíduo, como parte de determinada organização, está sujeito à atuação de diversas variáveis que podem influenciar seu comportamento dentro do ambiente organizacional.

Torna-se claro também o fato de que uma organização é composta por diversos indivíduos e estes são diferentes entre si. Possuem diferentes personalidades, valores, crenças. Possuem diferentes formas de expressar suas emoções e podem não ser motivados pelos mesmos fatores. Todas estas diferenças que fazem parte do ambiente organizacional influenciam o comportamento dos indivíduos que o compõe.

Dessa forma, podemos chegar à conclusão de que, o comportamento do indivíduo, que é um dos pontos estudados pelo comportamento organizacional, é influenciado por diversas variáveis. Sendo assim, o estudo dessas variáveis e a forma como as mesmas impactam no comportamento dos membros de determinada organização é de essencial importância.

Em suma, ao final de todas as postagens, podemos afirmar que o estudo do nível individual é de fundamental importância para o bom desenvolvimento das organizações, uma vez que estas são compostas por indivíduos e estes representam o capital intelectual, que pode ser considerado uma grande vantagem competitiva perante as demais organizações.




           



Um comentário:

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