domingo, 23 de outubro de 2016

Nível Individual - Crenças

Nessa postagem abordaremos um assunto muito comum quando realizamos um estudo sobre o nível individual de determinada organização: o indivíduo e suas crenças. 


A crença pode ser entendida como o estado em que um indivíduo detém uma proposição ou premissa para a verdade, ou ainda, uma opinião formada ou convicção. Pode ser entendida também como sendo tudo aquilo em que uma pessoa acredita como sendo verdade. É o que uma pessoa guarda em seu interior como uma verdade absoluta sobre algo específico. 

De acordo com estudos realizados por psicólogos, as crenças podem ser formadas devido a alguns fatores, sendo eles:

1) Podem ser formadas através de crenças de outros indivíduos que são interiorizadas por nós durante nossa infância;
2) Podemos adotá-las de um líder carismático;
3) A propaganda pode ser responsável por alterar nossas crenças através do mecanismo da repetição;
4) Traumas físicos podem ser responsáveis por uma alteração em nossas crenças.

Entretanto, o indivíduo tende a se agarrar às suas próprias crenças e a agir de acordo com as mesmas de forma automática e imperceptível. 

O diagrama abaixo, chamado Diagrama do Conhecimento, nos apresenta dois círculos superpostos onde podemos observar a existência de crenças e também de verdades. Na interseção entre crença e verdade podemos observar a existência do que chamamos de crenças verdadeiras, sendo as demais crenças (em azul) consideradas como não verdadeiras. Dentro do campo das crenças verdadeiras encontramos o conhecimento que é entendido como sendo nossas crenças verdadeiras e justificadas. 




Em uma organização composta por vários indivíduos será comum nos depararmos com a existência de várias crenças, visto que cada indivíduo acredita em sua própria crença e, como dito anteriormente, se agarra à ela e também age de acordo com ela, mesmo que de forma imperceptível.

Entretanto, é preciso que haja respeito entre os colaboradores, é preciso que saibam respeitar as crenças e os hábitos de cada um. Os hábitos e também as crenças que cada indivíduo leva consigo são de fundamental importância para o bom funcionamento da organização.

É necessário que todos os indivíduos que fazem parte da organização tenham consciência do fato de que esta é composta por seres humanos e estes devem compartilhar suas ideias com os demais. Devem compartilhar também os seus valores, conhecimentos, princípios, habilidades e talentos. Dessa forma, o ambiente organizacional se tornará cada vez mais funcional, tendo em vista a variedade de experiências que serão compartilhadas pelos indivíduos que nele estão inseridos.  





Um comentário:

  1. As crenças individuais são questões muito importantes, pois cada individuo possui uma diferente e realiza suas atividades conforme as mesmas. Mas dentro da organização além do gestor perceber essas diferenças individuais, ele tem que tentar transmitir para os colaboradores um modo mais padronizado para que eles sigam dentro da organização, mas sempre dando espaços para mudanças e consequentes melhorias. Acreditamos ser realmente muito importante levar em consideração as crenças individuais, mas o que não pode acontecer é deixar a situação ficar desorganizada, por isso um bom gestor sabe como lidar com todas essas situações e retirar o melhor proveito de tudo.

    ResponderExcluir