A palavra motivação vem do Latin “motivus”, relativo a movimento, coisa móvel. Vemos que a palavra
motivação, dada a origem, significa movimento. Quem motiva uma pessoa, isto é,
quem lhe causa motivação, provoca nela um novo ânimo, e ela começa a agir em
busca de novos horizontes, de novas conquistas. (NAKAMURA et.al, 2005). A motivação
dos funcionários acontece a partir de uma administração em que o líder, como motivador,
se volta para a satisfação e bem estar de seus colaboradores, tendo como base
os benefícios e recompensas oferecidos, sejam eles monetários ou não.
A motivação de um individuo pode estar relacionada as suas
emoções, de acordo com suas realizações profissionais e pessoais. Dentro de uma
organização, portanto, também é papel do líder identificar como cada individuo
sente-se motivado, com o objetivo de sempre mantê-los empenhados em suas
atividades, melhorando o desempenho da empresa com um todo.
Algumas teorias bastante conhecidas abrangem várias
concepções sobre esse complexo e inesgotável tema. Motivação pela deficiência
admite que o homem move-se para completar o que lhe falta (NAKAMURA et.al,
2005). A ela incluem-se as teorias de Maslow e Herzemberg. A teoria de
Herzemberg dividiu os fatores que alteram o comportamento do indivíduo em dois
grupos: os higiênicos e os motivacionais. Os fatores higiênicos, extrínsecos ao
individuo compreendem salário, benefícios recebidos, segurança no cargo,
relações interpessoais no trabalho. No caso da insuficiência, provocariam
insatisfação, porém atendidos eles não despertariam a motivação (a energia
interior) do individuo. Esta seria despertada pelos fatores motivacionais,
intrínsecos ao profissional, representados por reconhecimento, status,
responsabilidade, oportunidade de reconhecimento, riqueza do trabalho,
desafios. A ausência desses fatores, contudo não ocasiona insatisfação (FIORELLI,
2004).
Já a Teoria de Maslow estabeleceu a conhecida hierarquia de
necessidades básicas, ilustrada na forma de pirâmide:
A partir do material exposto é possível concluir que as
teorias da motivação tratam das forças propulsoras do indivíduo para o trabalho
e estão normalmente associadas à produtividade e ao desempenho, despertando
cada vez mais o interesse de dirigentes. É importante ressaltar o dever destes
em descobrir e impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional de cada
colaborador, enxergando as diferentes necessidades dos indivíduos, oferecendo
novas oportunidades, estimulando sua participação e com reconhecimento.
Todas essas atitudes contribuem para o melhor desempenho de
cada profissional e para o crescimento da organização. Além disso, essa
convivência mais próxima não é benéfica apenas para os colaboradores. Na
verdade, essa experiência também é vantajosa para o líder, que tem a chance de
ampliar seus conhecimentos sobre o comportamento humano e de aprimorar sua
habilidade de liderança.
- FIORELLI, J. O. Psicologia para administradores. São Paulo: Atlas, 2004. p. 118-132
- NAKAMURA et. al. Maringa Management:Revista de Ciências Empresariais, v. 2, n.1, p. 20-25, jan./jun. 2005
- https://www.sbcoaching.com.br/blog/motivacao/influencia-motivacao-organizacoes/
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