Existe uma ligação entre
a percepção e a tomada de decisões no âmbito individual. O conhecimento da
existência de um problema e da necessidade de uma decisão depende da percepção
de uma pessoa.
Como devem ser tomadas as
decisões?
Processo racional de
tomada de decisão: como as pessoas deveriam se comportar para maximizar ou
otimizar determinados resultados. Aquele que toma decisões
para otimizar é racional, isto é, faz escolhas consistentes, com maximização de
valor, dentro de certos limites. Estas escolhas são feitas seguindo-se um
modelo de tomada de decisões racionais.
Etapas do modelo racional
de tomada de decisões:
- · Definir o problema;
- · Identificar os critérios para a decisão;
- · Dar pesos específicos a esses critérios;
- · Desenvolver as alternativas;
- · Avaliar as alternativas;
- · Escolher a melhor alternativa.
Melhorando a criatividade
na tomada de decisões
O tomador de decisões
precisa ter criatividade, ou seja, habilidade de gerar idéias novas e úteis. O
valor mais óbvio da criatividade está em ajudar o tomador de decisões a
identificar todas as alternativas viáveis.
Potencial criativo: É
aprender a pensar sobre o problema de maneiras diferentes.
Modelo de Criatividade de
três Componentes
- · Perícia: é a base de todo o trabalho criativo.
- · O potencial de criatividade: é maximizado quando a pessoa tem habilidades, conhecimentos e domínio dos assuntos relativos a sua área de atuação, habilidade de usar analogias, bem como o talento de ver o que é familiar sob uma nova perspectiva.
- · A motivação intrínseca para a tarefa: traduz o desejo de trabalhar com alguma coisa por ser interessante.
OBSTÁCULOS À CRIATIVIDADE:
- · Expectativa de avaliação
- · Ser observado enquanto trabalha
- · Motivadores externos (ênfase em recompensas externas, tangíveis)
- · Competição
- · Limitação de escolhas (Receber limites dentro dos quais o trabalho pode ser realizado).
COMO SÃO REALMENTE TOMADAS
AS DECISÕES NAS ORGANIZAÇÕES?
- Limitação da Racionalidade: As pessoas tomam decisões construindo modelos simplificados um modelo simples e limitado
- · Intuição: É um processo inconsciente gerado pelas experiências vividas.
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES
Identificação do
problema: Não ignore o interesse do próprio tomador de decisões. Seu interesse
pessoal tenderá a falar mais alto.
Desenvolvendo
alternativas:
· Fazendo as escolhas:
baseiam-se na heurística, ou atalhos de julgamento para suas escolhas. Existem
duas categorias comuns de heurística: disponibilidade e a representatividade:
- · Heurística da disponibilidade: A tendência de as pessoas julgarem as coisas com base nas informações mais facilmente disponíveis
- · Heurística da representatividade: Avaliação da probabilidade de uma ocorrência, com base em analogias e observação de situações idênticas onde elas não existem.
DIFERENÇAS INDIVIDUAIS: ESTILOS
DE TOMADA DE DECISÕES
- · Analítico: Tolerância maior à ambiguidade. Desejo de mais informações e à consideração de um maior numero de alternativas.
- · Conceitual: Visão ampla das coisas. Considera um grande numero de alternativas.
- · Diretivo: Eficiência resulta em decisões tomadas com base em um mínimo de informações e com poucas alternativas avaliadas.
- · Comportamental: Preocupa-se com as realizações de seus pares e subordinados.
LIMITAÇÕES
ORGANIZACIONAIS
- Avaliação de desempenho: O modo de os administradores tomarem decisões é fortemente influenciado pelos critérios através dos quais eles são avaliados.
- Sistemas de recompensa: o sistema de recompensa da organização influencia os tomadores de decisões sugerindo a eles quais escolhas são preferíveis em termos de resultados pessoais.
- · Regulamentações formais: Programando as decisões, as organizações são capazes de levar as pessoas a altos patamares de desempenho sem precisar de anos de experiências que poderiam ser necessários se não houvesse a regulamentação.
- Limites de tempo impostos pelo sistema: As organizações impõem prazos para as decisões.
- Precedentes históricos: As decisões não são tomadas no vazio. Elas se inserem em um contexto.
- Diferenças culturais: Precisamos reconhecer que o histórico cultural do tomador de decisões tem uma influencia significativa em sua seleção de problemas.
COMO FICA A ÉTICA NO
PROCESSO DECISÓRIO?
As considerações éticas
devem ser um critério importante na orientação do processo decisório de uma
organização.
TRÊS CRITÉRIOS ÉTICOS
PARA O PROCESSO DECISÓRIO
- · Utilitarismo: Decisão tomada no sentido de proporcionar o melhor para o maior numero.
- Foco nos direitos: Leva os indivíduos a tomar decisões coerentes com os direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, de acordo com o que prescrevem documentos (leis)
- · Justiça: Exige que os indivíduos estabeleçam e apóiem regras justas e imparciais, de maneira que exista uma distribuição equitativa de custos e benefícios.
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