quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Tomada de decisão individual

Existe uma ligação entre a percepção e a tomada de decisões no âmbito individual. O conhecimento da existência de um problema e da necessidade de uma decisão depende da percepção de uma pessoa.

Como devem ser tomadas as decisões?

Processo racional de tomada de decisão: como as pessoas deveriam se comportar para maximizar ou otimizar determinados resultados. Aquele que toma decisões para otimizar é racional, isto é, faz escolhas consistentes, com maximização de valor, dentro de certos limites. Estas escolhas são feitas seguindo-se um modelo de tomada de decisões racionais.

Etapas do modelo racional de tomada de decisões:
  • ·         Definir o problema;
  • ·         Identificar os critérios para a decisão;
  • ·         Dar pesos específicos a esses critérios;
  • ·         Desenvolver as alternativas;
  • ·         Avaliar as alternativas;
  • ·         Escolher a melhor alternativa.


Melhorando a criatividade na tomada de decisões

O tomador de decisões precisa ter criatividade, ou seja, habilidade de gerar idéias novas e úteis. O valor mais óbvio da criatividade está em ajudar o tomador de decisões a identificar todas as alternativas viáveis.

Potencial criativo: É aprender a pensar sobre o problema de maneiras diferentes.

Modelo de Criatividade de três Componentes
  • ·         Perícia: é a base de todo o trabalho criativo.
  • ·  O potencial de criatividade: é maximizado quando a pessoa tem habilidades, conhecimentos e domínio dos assuntos relativos a sua área de atuação, habilidade de usar analogias, bem como o talento de ver o que é familiar sob uma nova perspectiva.
  • ·     A motivação intrínseca para a tarefa: traduz o desejo de trabalhar com alguma coisa por ser interessante.


OBSTÁCULOS À CRIATIVIDADE:

  • ·         Expectativa de avaliação
  • ·         Ser observado enquanto trabalha
  • ·         Motivadores externos (ênfase em recompensas externas, tangíveis)
  • ·         Competição
  • ·   Limitação de escolhas (Receber limites dentro dos quais o trabalho pode ser realizado).


COMO SÃO REALMENTE TOMADAS AS DECISÕES NAS ORGANIZAÇÕES?

  •   Limitação da Racionalidade: As pessoas tomam decisões construindo modelos simplificados um modelo simples e limitado
  • · Intuição: É um processo inconsciente gerado pelas experiências vividas.


PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES

Identificação do problema: Não ignore o interesse do próprio tomador de decisões. Seu interesse pessoal tenderá a falar mais alto.

Desenvolvendo alternativas:

·     Fazendo as escolhas: baseiam-se na heurística, ou atalhos de julgamento para suas escolhas. Existem duas categorias comuns de heurística: disponibilidade e a representatividade:

  • ·       Heurística da disponibilidade: A tendência de as pessoas julgarem as coisas com base nas informações mais facilmente disponíveis
  • ·         Heurística da representatividade: Avaliação da probabilidade de uma ocorrência, com base em analogias e observação de situações idênticas onde elas não existem.


DIFERENÇAS INDIVIDUAIS: ESTILOS DE TOMADA DE DECISÕES

  • ·  Analítico: Tolerância maior à ambiguidade. Desejo de mais informações e à consideração de um maior numero de alternativas.
  • ·         Conceitual: Visão ampla das coisas. Considera um grande numero de alternativas.
  • ·   Diretivo: Eficiência resulta em decisões tomadas com base em um mínimo de informações e com poucas alternativas avaliadas.
  • ·         Comportamental: Preocupa-se com as realizações de seus pares e subordinados.


LIMITAÇÕES ORGANIZACIONAIS

  • Avaliação de desempenho: O modo de os administradores tomarem decisões é fortemente influenciado pelos critérios através dos quais eles são avaliados.
  • Sistemas de recompensa: o sistema de recompensa da organização influencia os tomadores de decisões sugerindo a eles quais escolhas são preferíveis em termos de resultados pessoais.
  • · Regulamentações formais: Programando as decisões, as organizações são capazes de levar as pessoas a altos patamares de desempenho sem precisar de anos de experiências que poderiam ser necessários se não houvesse a regulamentação.
  •  Limites de tempo impostos pelo sistema: As organizações impõem prazos para as decisões.
  •  Precedentes históricos: As decisões não são tomadas no vazio. Elas se inserem em um contexto.
  •  Diferenças culturais: Precisamos reconhecer que o histórico cultural do tomador de decisões tem uma influencia significativa em sua seleção de problemas.


COMO FICA A ÉTICA NO PROCESSO DECISÓRIO?

As considerações éticas devem ser um critério importante na orientação do processo decisório de uma organização.

TRÊS CRITÉRIOS ÉTICOS PARA O PROCESSO DECISÓRIO

  • ·     Utilitarismo: Decisão tomada no sentido de proporcionar o melhor para o maior numero.
  • Foco nos direitos: Leva os indivíduos a tomar decisões coerentes com os direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, de acordo com o que prescrevem documentos (leis)
  • ·   Justiça: Exige que os indivíduos estabeleçam e apóiem regras justas e imparciais, de maneira que exista uma distribuição equitativa de custos e benefícios.


O vídeo exibe um pouco mais sobre o processo de tomada de decisão nas organizações:







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